Como fazer a barba sem sofrimento

Pare de sofrer ao se barbear
DICAS DE BELEZA
Você já está resignado a se olhar no espelho, passar espuma e lançar mão da lâmina. Mesmo sentindo coceira ou ardor, aguenta heroicamente porque precisa ir trabalhar de cara limpa? “Dá para prevenir irritações e ajudar quem está com a pele sensível tomando alguns cuidados diários”, explica a dermatologista Juliana Cahali. Veja como conseguir um rosto liso, sem pelos encravados — e sem dor.
Curso de Violão Popular
1º LAVARÁS O ROSTO
“O ideal é se barbear depois do banho, quando o rosto foi lavado com água quente”. Os poros se dilatam e os pelos ficam mais soltos.

2º LUBRIFICARÁS A ÁREA
Quanto mais sensível a pele, mais necessário o uso de um óleo para minimizar o atrito com a lâmina. “Algumas espumas têm esse produto, mas é interessante passá-lo antes”.

3º ESCOLHERÁS UM PRODUTO ADEQUADO
Gel, creme ou espuma, o produto precisa ser para barbear. “Se o rosto é oleoso, prefira o gel. Se for seco, cremes vão muito bem”. Se não tiver nada à mão, é preferível usar condicionador para cabelo a sabonete ou sabão. Lâmina a seco na pele, jamais.

4º TROCARÁS DE MÉTODO
As lâminas resultam em um barbeado mais rente, ideal para barbas que crescem rápido. Mas, se irritarem o rosto, vale substituí-las pelo aparelho elétrico. Antes, passe um pouco de talco no rosto.

5º DOSARÁS AS LÂMINAS
Quem tem irritação intensa ou acne deve ficar longe de aparelhos com várias lâminas. Eles equivalem a passar mais vezes uma lâmina só.

6º USARÁS LÂMINA NOVA
A partir da sexta vez, as lâminas se desgastam, vão perdendo o corte e é preciso passá-las mais vezes na pele, o que provoca irritação.

7º RESPEITARÁS O SENTIDO DO PELO
Nada de escanhoar a pele de primeira. Se houver necessidade, tome muito cuidado. “Puxe a região para cima e passe a lâmina”.

8º FARÁS MOVIMENTOS CURTOS E RÁPIDOS
Quando se passa a lâmina mais longamente, por cima do lubrificante e do creme, a mão corre o risco de escorregar e provocar cortes.

9º UTILIZARÁS PÓS-BARBA
Água gelada e um pós-barba, de preferência sem álcool, ajudam a acalmar. Se o rosto estiver irritado, produtos com um pouco de antibiótico podem ser receitados por um dermatologista.

10º DESCANSARÁS
Dê ao menos um dia de folga ao seu rosto.

Um comentário:

  1. Que tipo de óleo é este para hidratar? Tem nome, pode ser encontrado em farmácia, esse tipo de informação ajuda.

    ResponderExcluir