De uma hora para outra, um vídeo, uma música, uma imagem ou um bordão podem alcançar milhões de visualizações e virar hits mundiais.
Mas a verdade é que o mundo online funciona de forma imprevisível.
Não é fácil saber quando e como virar o novo Psy, Rebecca Black, Anitta ou ganhar fama instantânea com uma nova dancinha tipo Harlem Shake ou quadradinho de 8.
Com nossas dicas, uma camera digital e imaginação, você pode ser a próxima sensação da internet.
1º passo: Preparar a mensagem
Ao publicar qualquer coisa na internet, é importante pensar na natureza da mensagem que se quer passar. Lembre-se também de quem é o público-alvo e de que forma esses internautas serão instigados a curtir seu status. Para um público mais jovem, por exemplo, mensagens longas não são atraentes. Nesse caso, o ideal é buscar algo mais dinâmico e visual. É importante combinar o conteúdo com a forma como o post será publicado. Analise se sua ideia terá mais impacto sob a forma de vídeo, música, texto, foto ou meme. Encontre seu talento para aí então espalhá-lo via web.
2º passo: Faça pesquisas
Como em qualquer empreendimento, a parte de pesquisa é fundamental. Selecione os posts mais interessantes com os quais você realmente se identifica. Pesquise nas redes sociais e em sites especializados que tipo de postagens são as mais curtidas e visualizadas. Perceba se há um padrão entre elas. Especialistas de internet afirmam que a rede atua como uma onda por curtidas e compartilhamentos que se multiplicam ao gosto do público. Se um vídeo como o "Harlem Shake" está bombando, é provável que outros vídeos de danças engraçadas sejam visualizados pelos mesmos usuários.
3º passo: Ser espontâneo
O já citado Harlem Shake surgiu como música e dança de um DJ nova-iorquino e, em questão de dias, explodiu no mundo todo. Nesse caso, o sucesso veio da espontaneidade da dança, que fez com que centenas de milhares de pessoas a imitassem em seus respectivos países. Ser espontâneo, porém, tem seus problemas. Vídeos de pessoas pronunciando palavras errado, como "As árvores somos nozes" viram sucesso por ser alvo de deboche. Opte pelo caminho do meio. Antes de publicar, reflita se a espontaneidade pode atrapalhar a mensagem ou o objetivo do post, que devem ser sua principal preocupação.
4º passo: Boa produção
Vídeos, músicas e fotos de sucesso na rede apresentam uma característica em comum: em geral são muito bem produzidas. Um dos principais hits da internet dos últimos anos foi o clipe "Oração", da "Banda Mais Bonita da Cidade". Os integrantes do grupo investiram em uma gravação de qualidade para a música e, mais importante, em uma linguagem interessante para o clipe. O vídeo todo foi gravado em plano-sequência, ou seja, sem cortes do começo ao fim. A banda também tomou cuidado na hora de gravar o som em diferentes canais. Boa produção foi essencial para que o vídeo se tornasse um viral.
5º passo: Apostar no humor
Se existe um gênero da comunicação humana que consegue conectar de forma rápida usuários os mais diversos possíveis, com certeza está relacionado com a capacidade de fazer rir. O humor é a arma favorita dos aspirantes a famosos na internet. Vídeos engraçados são mais compartilhados do que posts sérios, dramáticos ou mesmo aqueles relacionados a movimentos sociais. A vontade do homem em fazer os outros rir faz com que o engajamento seja maior em posts de humor. Na internet, como na vida real, o sorriso é contagioso. Vale a pena investir nesse conceito.
6º passo: Música e mashups
Outro fator importante para adquirir fama na internet está relacionado com a música. Se você toca algum instrumento musical, comum ou inusitado, aposte nesse filão. Não é à toa que usuários do Youtube se destacaram por usar a música de forma inteligente. Os posts podem ser paródias de canções de sucesso ou versões inusitadas de músicas diferentes, os chamados mashups. Entre os destaques dessa modalidade de vídeos está o mashup de um discurso da presidente Dilma com uma música da banda "System of a Down", vídeo que já alcançou mais de 3 milhões de visualizações.
7º passo: Postar sempre (sem ser chato)
Um estudo publicado pelo Facebook mostrou que usuários da rede social que atualizam frequentemente o status são os mais curtidos. Nesse sentido, atualizações com críticas sobre algum assunto geram mais comentários, enquanto atualizações com mensagens positivas geram mais curtidas e compartilhamentos. A regra para fazer sucesso nas redes sociais é estar sempre conectado e postando novos conteúdos. Dessa forma, novos usuários têm a chance de descobrir seu trabalho enquanto os internautas antigos continuam seguindo e divulgando espontaneamente seus posts. Mas cuidado para não postar mais material do que as pessoas podem receber. Informação demais costuma irritar os usuários das redes sociais.
8º passo: Seja ativo
Explorando o conceito de rede da internet, é importante estar conectado em mais de uma rede social. Além do Twitter, Facebook, Instagram e Tumblr, as redes mais populares, o Ask.fm, com 50 milhões de usuários pelo mundo, tem se mostrado promissor. Esta, em particular, é uma rede voltada para a interação dos usuários por meio de um jogo de perguntas e respostas. Para fazer sucesso, é preciso ser ativo nessas e em outras redes sociais e estimular o diálogo com outros internautas. Além disso, conheça o nicho, o público e a forma de interação característica de cada site.
9º passo: Saiba se promover
A regra de ouro para se tornar um hit na internet é saber se promover. Primeiro, é fundamental ter um nome de usuário de impacto e facilmente reconhecível nas redes sociais que você frequenta. Depois, divulgue seu conteúdo de forma adequada e inteligente. Para isso, evite discussões desgastantes pela timeline do Facebook e, sobretudo, não use palavras de baixo calão. Saber se promover passa por um planejamento estratégico que vai desde seguir as etiquetas nas redes sociais até fazer propaganda de seu trabalho em ambientes profissionais e entre amigos, conhecidos e familiares.
10º passo: Conte com amigos
Quando tudo estiver pronto para explodir na internet como um novo hit, conte com seus amigos mais próximos. Eles são o seu primeiro público. Afinal, podem dizer sem filtros se a dose foi exagerada ou dar dicas para melhorar os posts. Ouça o que eles têm a dizer e esteja aberto para críticas e comentários. Entenda que sua rede de amizade pode contribuir para aumentar a qualidade do conteúdo postado na rede. Conte com sua ajuda para compartilhar conteúdo, caso tenha agradado. Só tenha cuidado para não forçar a barra e perder a amizade virtual e da vida real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário