Para quem as mulheres se vestem?



Pode até estar linda, mas maneira como a mulher se apresenta nem sempre revela quem ela é. “A aparência ocupa um lugar em alta na nossa sociedade, e a mulher sofre as consequências disso”, avalia Denise Bernuzzi de Sant’ Anna, professora especialista em História do Corpo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).

Denise diz que houve um tempo em que a mulher era submissa aos padrões impostos pela Lei Paterna. Hoje isso não existe mais, o que não significa que não existam outros padrões. “A auto-imagem é muito pior que as imposições externas. Podemos lutar contra as regras, mas não conseguimos escapar de nós mesmos”, define Denise.

Na hora de compor a própria aparência, então, o que fala mais alto? Seguir um estilo próprio ou agradar os homens? “As mulheres se vestem para competir com outra mulher, com o intuito de atrair o sexo oposto”, garante Ana Paula Mallet, psicóloga da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Isso explica a obsessão por cabelos longos e lisos, roupas comportadas de boa moça ou que ressaltem o corpo e até a insistência em esmaltes clarinhos mesmo em época de esmaltemania – tudo isso ajuda a criar uma imagem pouco ameaçadora e atraente para a maioria dos homens.

A especialista acredita que, ao atrair um olhar, a mulher tende a sentir-se valorizada. “Isso acontece com freqüência, porque o público feminino anda instável consigo mesmo. E de maneira incorreta acredita que, se agradar o outro, está antenada e pode ser bem sucedida”, acrescenta a psicóloga.

“Independentemente da vestimenta, a mulher deve saber qual é o seu real poder”, alerta Ana Paula Mallet, psicóloga da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A especialista analisa que ninguém deve ser refém da moda, ou vestir-se para agradar o outro, mas entender que o espelho deve ser o seu

“Repelente de homens”
Quando a ideia deixa de ser vestir-se para se fazer atraente, acaba chamando a atenção. Essa consciência fez a fama instantânea do blog de moda “The Man Repeller” – o repelente de homens – em que uma estudante nova-iorquina publica fotos de roupas perfeitamente comportadas que ela transforma com sobreposições, óculos de aro grosso, peças largas e turbantes em looks que os fashionistas amam, mas os homens, ela jura, odeiam.

“Existem muitos padrões estéticos e, entre eles, a obrigação de ser diferente”, diz Denise. Nesta categoria, encaixa-se também a cantora Lady Gaga, que leva a moda às últimas consequências e que, apesar de estar sempre com pouca roupa, nunca passa a imagem de objeto sexual. “Fugir da moda não é algo novo. Ela está reciclando o que outras mulheres já fizeram em outras épocas”, garante a professora da PUC.

Para a psicóloga Ana Paula, não fazer parte da maioria não significa, necessariamente, que esta mulher não busca competir e chamar a atenção. “Ser diferente pode ser um atrativo. O mais importante é não ficar refém do externo”, avalia.

A antropóloga Mirela Berger explica que quando alguém se arruma, compõe uma mensagem. “A Lady Gaga, por exemplo, pode estar fora de um padrão. Mas cai em outro, o de ser diferente”, afirma. E, para a especialista, sempre haverá alguém assim, optando por outro caminho. “Se a mulher pinta o cabelo de rosa ou opta por assumi-los brancos, não importa. Se ela estiver bem com ela mesma, irá atrair e ser respeitada por outros artifícios. Isso talvez seja a principal lição para a mulher contemporânea”, defende Ana Paula.

Aceitação
Denise comenta que, ao definir um estilo de se vestir, a mulher o faz porque quer, mas também porque exigem isso dela. “Ser aceita é garantia de sucesso”, ressalta a professora. E completa: “Agradar o outro não é problema, mas essa mulher não pode oferecer apenas a aparência. A beleza física é um complemento que, sozinho, não se mantém”, alerta Denise.

Para Mirela existe liberdade, mas é importante adequar-se às circunstâncias. “A carreira, por exemplo, pode impor um padrão de se vestir que não tem nada a ver com os desejos daquela mulher”, exemplifica.
Encaixar-se em um padrão é fundamental. “Todos temos essa necessidade, mas podemos escolher ou reelaborar”, afirma Mirela. Para a antropóloga, essa negociação é permanente. “A mulher está sempre negociando com a sociedade, com o outro, com a religião, com a carreira. O importante é encontrar caminhos para ficar bem consigo”, complementa.

Fonte: IG

Um comentário:

  1. Muito bizarra essa Lady Gaga, às vezes eu me pergunto 'Como pode uma coisa dessas ? ' HAHAHAHAHA Não dá pra entender, mas enfim né ?

    ResponderExcluir