Como lidar com a privacidade dos filhos

Relação pais e filhos deve respeitar privacidade


privacidade

Os pais e os amigos têm papéis diferentes na vida das pessoas, mas não é difícil ouvir alguém dizer que é muito amigo dos filhos e que entre eles não existe segredo. A relação de amizade implica em coleguismo, parceria e aceitação. Enquanto amigos correm risco juntos, o papel dos pais é de corrigir, educar, cuidar, estipular regras e orientar.

publicidade
Cursos 24 HorasPara a psicóloga Paula Gomide, autora do livro "Pais presentes pais ausentes: regras e limites", é preciso entender que ser um pai afetuoso e presente não significa conhecer a intimidade dos filhos. Ela comenta que o relacionamento dos pais com os filhos deve ser pautado pela confiança, sem aquela supervisão estressante que parece uma fiscalização ininterrupta.

Estreitar os laços de amizade pode ser uma tentativa de manter a proximidade entre a família, mas os pais precisam respeitar a privacidade dos filhos. "Os filhos devem ter privacidade e ser respeitados naquele momento em que não estão dispostos a falar sobre seu problema (assim como os adultos). Obrigar o filho a falar é invasivo e não surte efeito, apenas o deixa irritado e hostil", ressalta a psicóloga.

Gomide acrescenta que um bom relacionamento entre pais e filhos permite que o filho procure os pais quando está em dificuldades, sabendo que terá suporte e afeto para resolver o problema.

Filhos precisam de privacidade desde crianças, é assim que eles aprendem a ter sua própria intimidade e respeitar a dos outros. O exercício do respeito à privacidade em hábitos como bater na porta antes de entrar, perguntar se pode mexer ou não em algo (bolsa, carteira, celular, etc) deve ser parte integrante e essencial da formação de "boas" atitudes dos filhos.

Na opinião da psicóloga Vera Otero, um bom relacionamento entre pais e filhos, sejam estes adolescentes ou não, não significa que eles sejam amigos. Para ela, pais e filhos podem e devem ser companheiros, parceiros para muitas situações, atividades e em muitos contextos, mas sempre devem ser pais e filhos.

Via:

Nenhum comentário:

Postar um comentário